Desculpem me caros leitores, sinto que me empolguei um pouco, embora seja natural, não apenas para os fãs convictos do new metal mas também para os fãs de música pesada, ficar um tanto quanto empolgado quando indicado para fazer a resenha de um álbum clássico como esse.
Misturando hip hop, death e até um pouco do velho thrash metal do pantera somadas às percussões, que soam como ritos de guerra, o Slipknot traz em seu Álbum Slipknot toda a fúria e peso das bandas da época, aliado a um pouco de insanidade e vontade de esmagar cabeças, ou seja, os garotos de Des Moines-Califórnia não poderiam ter um debut mais avassalador.
Lançado em 19 de junho de 1999, o ano dos grandes lançamentos da era new metal, a primeira tiragem do álbum conta com 20 faixas, mas devido a uma controvérsia com a faixa Purity, o álbum teve seu relançamento em dezembro do mesmo ano, sem a faixa Purity e Frail Limb Nursery(prelúdio de Purity), e algumas faixas diferentes. O álbum ainda teve uma versão digipak, que contava com todas as faixas do relançamento e mais duas músicas adicionais que constavam no primeiro lançamento, Interloper e Despise, a última contando com Eyeore como faixa escondida.
Agora vamos ao álbum em si...
O álbum soa como um caos canalizado. Cada faixa tem uma energia avassaladora e as vezes até confessional, o que faz do cd uma explosão de raiva. Então se você foi ao estádio do seu time do coração e viu ele tomar um saco de 5 do seu pior rival, ou sua namorada terminou com você pra ficar com seu melhor amigo, eu recomendo: não escute esse álbum, pois tacos de beisebol foram feitos apenas para jogar "beisebol, entendeu!?
Bolacha rodando no cd player, e logo começa a faixa 7426170000027, cheia de samplers e bons scatches de Sid Wilson. Após a introdução, a primeira prova de resistência: uma sequência de 4 faixas destruidoras, começando com a violenta (Sic). Sincronia perfeita entre a bateria de Joey Jordison e as percussões de Shawn Craham e Chris Fehn, guitarras sujas e pesadas no melhor estilo pantera por parte de Mick Thompson e James Root, scatches responsa por parte do Dj Sid, seguidos pela frase "Here comes the Pain" e o vocal nervosíssimo de Corey Taylor. Seguimos para o próximo pedarto: Eyeless, uma das minhas preferidas do cd. Mais scatches de Sid Wilson, aliados a uma simples, mas muito interessante, introdução de guitarra. Pode ser considerada uma das músicas do Slipknot com refrão mais grudento: "You can't see California without Marlon Brando's eyes...". Perfeita para quebrar pescoços. Faixa 4, o hino da banda, Wait and Bleed, que teve seu vídeo exibido em todas as Mtv's do mundo e que apresentou o Slipknot ao mundo. Dispensa apresentações. Após o hino, a faixa que fecha os shows da banda até hoje: Surfacing, que possui a letra no melhor estilo "Foda-se tudo, eu não ligo pra toda essa porra, não me olhe e não me julgue, pois meu pai é bombeiro e eu sei onde esconde aquela machadinha...". Sequencialmente, temos Spit It Out, música tida como ponto alto em todos os shows da banda. Pegada forte de hip hop nos vocais, instrumental bem bacana e um vídeo clipe bem legal, baseado no filme "O Iluminado" de Stephen King. Passada a sequência de exercícios para adquirir músculos no pescoço, temos a massivamente perturbadora e sufocante Tattered & Torn com toda aquela atmosfera pesada e vocais susurrados. Sem deixar a peteca cair, Frail Limb Nursery é nossa faixa 8, trazendo o mesmo clima pesado, com seus samplers e a voz de uma menina, totalmente perturbador, terminando com a intro de percussão bateria da próxima faixa: Purity. Totalmente confessional, riffs pegajosos, vocais alternados, scatches matadores, bateria avassaladora e mais um refrão pegajoso:
"You all stare, but you'll never see There is something inside me... There is something in you I despise".
Pra mim a melhor faixa do álbum, no melhor estilo new metal da época.
Após esse "bom" tormento, temos a faixa Liberate (nome bem clichê, caracteristica das bandas desse movimento, que também utilizam outros nomes bem batidos como Alive, Set It Off...) música que levanta a galera e quase leva estádios abaixo. Apertando >> (Forward ou apenas FF) temos a também pertubadora Prosthetics e todo aquele clima escontrado em Purity. Destaque para a cozinha batera e percussão, aliado aos improvisos de Mick Thompson e do Dj Sid. Dando sequência, No Life, com mais vocal hip hop alternando com melódicos e guturais. Destauqe também a batera bem técnica, mostrando o porquê de Joey Jordison é considerado um dos melhores bateras do mundo. Diluted, que vem logo após, também é uma faixa bem legal, que no começo até soa meio hardcore, até cair em toda aquela percussão, samplers e teclados do também sampler Craig Jones, dando uma atmosfera bem mórbida ao faixa, e é lógico, os backing vocals dos nossos queridos percussionistas.
Acho que tava acabando né... engana-se...
Faixa 14: Only One. Vocal nervoso no começo, e vocal hip hop comendo solto. Cozinha percussão-batera-baixo-dj muito boa, dando todo ritmo às rimas de Corey Taylor. Destaque para o solo de bateria muito bem executado. Próxima... Scissors (é... eu também já vi algumas faixas com esse nome)... a faixa mais atormentadora e progressiva do cd. E lá vem Me Inside, com scatches de Sid aliados ao pedal duplo supersônico de Joey, guitarras marcantes e um refrão bem melódico e bem legal, com direito a versos em espanhol. Logo em seguida, temos Spit It Out, dessa vez em uma versão remixada. Pulando pra próxima faixa, commuma pegada totalmente hardcore, Get This vem no melhor estilo Mosh Pit, com todo o backing vocal e levada nervosa. Seguindo a tracklist, temos as músicas Interloper e Despise, que fazem parte da demo Slipknot de 1998. E pra fecha com chave de ouro a pancadaria sonora by Des Moines, a brutal Eeyore, energética e com uma pegada hardcore igual a sua antecessora. E assim finalizamos o cd.
Resumo da obra: é um álbum imperdível para quem quer conhecer o som da banda e um dos grandes sucessos da dobradinha 1999/2000, anos dos melhores lançamentos do movimento new metal, ser contar que o álbum é obrigatório em qualquer discografia de qualquer amante da música pesada.
Despeço-me de vocês ao som de Get This, antes que eu comece a ficar ensandecido e acabe batendo cabeça com as paredes e acabe derrubando meu notebook encima da mesa.
Stay Sic Motherfuckers...
Lançado em 19 de junho de 1999, o ano dos grandes lançamentos da era new metal, a primeira tiragem do álbum conta com 20 faixas, mas devido a uma controvérsia com a faixa Purity, o álbum teve seu relançamento em dezembro do mesmo ano, sem a faixa Purity e Frail Limb Nursery(prelúdio de Purity), e algumas faixas diferentes. O álbum ainda teve uma versão digipak, que contava com todas as faixas do relançamento e mais duas músicas adicionais que constavam no primeiro lançamento, Interloper e Despise, a última contando com Eyeore como faixa escondida.
Agora vamos ao álbum em si...
O álbum soa como um caos canalizado. Cada faixa tem uma energia avassaladora e as vezes até confessional, o que faz do cd uma explosão de raiva. Então se você foi ao estádio do seu time do coração e viu ele tomar um saco de 5 do seu pior rival, ou sua namorada terminou com você pra ficar com seu melhor amigo, eu recomendo: não escute esse álbum, pois tacos de beisebol foram feitos apenas para jogar "beisebol, entendeu!?
Bolacha rodando no cd player, e logo começa a faixa 7426170000027, cheia de samplers e bons scatches de Sid Wilson. Após a introdução, a primeira prova de resistência: uma sequência de 4 faixas destruidoras, começando com a violenta (Sic). Sincronia perfeita entre a bateria de Joey Jordison e as percussões de Shawn Craham e Chris Fehn, guitarras sujas e pesadas no melhor estilo pantera por parte de Mick Thompson e James Root, scatches responsa por parte do Dj Sid, seguidos pela frase "Here comes the Pain" e o vocal nervosíssimo de Corey Taylor. Seguimos para o próximo pedarto: Eyeless, uma das minhas preferidas do cd. Mais scatches de Sid Wilson, aliados a uma simples, mas muito interessante, introdução de guitarra. Pode ser considerada uma das músicas do Slipknot com refrão mais grudento: "You can't see California without Marlon Brando's eyes...". Perfeita para quebrar pescoços. Faixa 4, o hino da banda, Wait and Bleed, que teve seu vídeo exibido em todas as Mtv's do mundo e que apresentou o Slipknot ao mundo. Dispensa apresentações. Após o hino, a faixa que fecha os shows da banda até hoje: Surfacing, que possui a letra no melhor estilo "Foda-se tudo, eu não ligo pra toda essa porra, não me olhe e não me julgue, pois meu pai é bombeiro e eu sei onde esconde aquela machadinha...". Sequencialmente, temos Spit It Out, música tida como ponto alto em todos os shows da banda. Pegada forte de hip hop nos vocais, instrumental bem bacana e um vídeo clipe bem legal, baseado no filme "O Iluminado" de Stephen King. Passada a sequência de exercícios para adquirir músculos no pescoço, temos a massivamente perturbadora e sufocante Tattered & Torn com toda aquela atmosfera pesada e vocais susurrados. Sem deixar a peteca cair, Frail Limb Nursery é nossa faixa 8, trazendo o mesmo clima pesado, com seus samplers e a voz de uma menina, totalmente perturbador, terminando com a intro de percussão bateria da próxima faixa: Purity. Totalmente confessional, riffs pegajosos, vocais alternados, scatches matadores, bateria avassaladora e mais um refrão pegajoso:
"You all stare, but you'll never see There is something inside me... There is something in you I despise".
Pra mim a melhor faixa do álbum, no melhor estilo new metal da época.
Após esse "bom" tormento, temos a faixa Liberate (nome bem clichê, caracteristica das bandas desse movimento, que também utilizam outros nomes bem batidos como Alive, Set It Off...) música que levanta a galera e quase leva estádios abaixo. Apertando >> (Forward ou apenas FF) temos a também pertubadora Prosthetics e todo aquele clima escontrado em Purity. Destaque para a cozinha batera e percussão, aliado aos improvisos de Mick Thompson e do Dj Sid. Dando sequência, No Life, com mais vocal hip hop alternando com melódicos e guturais. Destauqe também a batera bem técnica, mostrando o porquê de Joey Jordison é considerado um dos melhores bateras do mundo. Diluted, que vem logo após, também é uma faixa bem legal, que no começo até soa meio hardcore, até cair em toda aquela percussão, samplers e teclados do também sampler Craig Jones, dando uma atmosfera bem mórbida ao faixa, e é lógico, os backing vocals dos nossos queridos percussionistas.
Acho que tava acabando né... engana-se...
Faixa 14: Only One. Vocal nervoso no começo, e vocal hip hop comendo solto. Cozinha percussão-batera-baixo-dj muito boa, dando todo ritmo às rimas de Corey Taylor. Destaque para o solo de bateria muito bem executado. Próxima... Scissors (é... eu também já vi algumas faixas com esse nome)... a faixa mais atormentadora e progressiva do cd. E lá vem Me Inside, com scatches de Sid aliados ao pedal duplo supersônico de Joey, guitarras marcantes e um refrão bem melódico e bem legal, com direito a versos em espanhol. Logo em seguida, temos Spit It Out, dessa vez em uma versão remixada. Pulando pra próxima faixa, commuma pegada totalmente hardcore, Get This vem no melhor estilo Mosh Pit, com todo o backing vocal e levada nervosa. Seguindo a tracklist, temos as músicas Interloper e Despise, que fazem parte da demo Slipknot de 1998. E pra fecha com chave de ouro a pancadaria sonora by Des Moines, a brutal Eeyore, energética e com uma pegada hardcore igual a sua antecessora. E assim finalizamos o cd.
Resumo da obra: é um álbum imperdível para quem quer conhecer o som da banda e um dos grandes sucessos da dobradinha 1999/2000, anos dos melhores lançamentos do movimento new metal, ser contar que o álbum é obrigatório em qualquer discografia de qualquer amante da música pesada.
Despeço-me de vocês ao som de Get This, antes que eu comece a ficar ensandecido e acabe batendo cabeça com as paredes e acabe derrubando meu notebook encima da mesa.
Stay Sic Motherfuckers...
Original
- "742617000027" - 0:35
- "(Sic)" - 3:19
- "Eyeless" - 3:56
- "Wait and Bleed- 2:27
- "Surfacing" - 3:38
- "Spit it Out" - 2:39
- "Tattered & Torn" - 2:53
- "Frail Limb Nursery" - 0:45
- "Purity" - 4:14
- "Liberate" - 3:06
- "Prosthetics" - 4:58
- "No Life" - 2:47
- "Diluted" - 3:23
- "Only One" - 2:26
- "Scissors" - 19:15
- "Me Inside"
- "Get This"
- "Interloper (Demo)"
- "Despise (Demo)"
- "Eeyore"
Re-lançamento
- "742617000027" - 0:36
- "(Sic)" - 3:19
- "Eyeless" - 3:56
- "Wait and Bleed" - 2:27
- "Surfacing" - 3:38
- "Spit It Out" - 2:39
- "Tattered & Torn" - 2:53
- "Me Inside" - 2:39
- "Liberate" - 3:06
- "Prosthetics" - 4:58
- "No Life" - 2:47
- "Diluted" - 3:23
- "Only One" - 2:26
- "Scissors" - 19:18 (com faixa secreta "Eeyore")
Re-lançamento do Digipak
- "742617000027" - 0:36
- "(Sic)" - 3:19
- "Eyeless" - 3:56
- "Wait and Bleed" - 2:27
- "Surfacing" - 3:38
- "Spit It Out" - 2:39
- "Tattered & Torn" - 2:53
- "Me Inside" - 2:39
- "Liberate" - 3:06
- "Prosthetics" - 4:58
- "No Life" - 2:47
- "Diluted" - 3:23
- "Only One" - 2:26
- "Scissors" - 8:25
- "Get This" - 2:03
- "Interloper" (Demo) - 2:18
- "Despise" (Demo) - 14:35 (com faixa secreta "Eeyore")
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