segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Discografia Básica - Korn / Korn (1994)

Are you ready???

E aqui a gente começa a nossa Discografia Básica, analizando alguns dos albúns dignos de figurar na estante de qualquer amante do new/alternative metal, e também pra servir de guia pra galera que tá começando a conhece a sonzera agora.

Here we go...

Parace até clichê, mas não seria justo começar a nossa discoteca básica com outro disco, tanto pela importância que esse álbum teve para o prosseguimento do movimento, quanto pela qualidade e proposta musical inserida no mesmo.

O Auto-Intitulado álbum do Korn merece um lugar especial na nossa Discografia Básica e eu vou dizer o porquê: o ano era 94, o grunge estava num período de decadência e o metal estava em baixa, ou seja, o rock mundial estava perdido. E derrepente o mundo se depara com 5 seres mal saidos das fraldas, que faziam metal de uma maneira nunca vista e da forma mais controversa possível. Temas envolvendo traumas, desigualdade social, preconceito, bateria quebrada, baixo tocado na base dos slaps bem ao estilo do funk americano, guitarras com afinações muito graves nas ultimas cordas e muito agudas nas primeiras, e vocais alternados entre melodias e guturais, tão fortes, que soam como um exorcismo da alma. Assim era definido um dos pilares do New Metal. O visual variando entre o estilo hip hop, street e os famosos agasalhos da ADIDAS, aliados a penteados bem exóticos, tatoos e piercings, também foram fatores determinantes para a definição do que seria o estilo do "novo metal" dali pra frente. Jonathan "HIV" Davis, Brian "Head" Welch, James "Munky" Shaffer, Reginald "Fieldy" Arvizu e David "Dave" Silveria seriam proclamados a partir dai os "Gurus do New Metal e entrariam de vez pra história do rock mundial, ganhando aliados e vários inimigos. Desse cd saíram os clipes para as músicas Blind(hino do movimento new metal), Clown (baseado na história de Jonathan Davis ser considerado estranho no colégio e ser vítima constante de zoações dos colegas), Shoots and Ladders (com gaitas de fole bem encaixadas, música que concorreu o Grammy em '97 na categoria "Melhor Performance de Metal" ), e por último, a música Faget, que fala sobre as pessoas acharem que Jon Davis era gay pelo fato de se maquiar e frequentar bares gays.

Destaques desse cd??? Todas as músicas sem excessão. A Atmosfera sombria desse cd te envolve de tal maneira que você acaba se indetificando com as letras das musicas e cisca desde a primeira faixa, Blind, até a última, Daddy, passando pelos nervosíssimas Ball Tongue, Clown, Divine, Faget e Lies. E não é porque eu sou fã de carteirinha da banda não. Acho uma obrigação de qualquer fã do movimento new metal ter conhecimento desse cd e pelo menos ter ouvido uma vez, mesmo que sejam as clássicas. Disco altamente recomendado para os iniciantes, pelo fato históricos, mesmo sabendo que eles já tiveram álbuns com maior vendagem.

Faixas do cd:

1 - Blind
2 - Ball Tongue
3 - Need To
4 - Clown
5 - Divine
6- Faget
7 - Shoots and Ladders
8 - Predictable
9 - Fake
10 - Lies
11 - Helmet In The Bush
12 - Daddy

Espero que gostem do albúm.

Enjoy...

Nenhum comentário:

Postar um comentário